Bem-estar Animal Welfair™

O consumo ético de produtos de origem animal é uma realidade cada vez mais presente no dia-a-dia do consumidor. Sob esta premissa consciente, procura-se promover a garantia da defesa, respeito e dignidade pelos animais em toda a cadeia de produção, assim como as práticas impulsionadoras de uma produção ética, ponderada e sustentável com os mais altos níveis de segurança alimentar.

Baseada nos referenciais europeus Welfare Quality®️ e AWIN®️, a certificação Welfair™ homologada pelo Institute of Agrifood Research and Technology da Catalunha (IRTA) e Instituto Vasco de Investigación y Desarrollo Agrario (NEIKER), permite selecionar, avaliar e garantir perante o consumidor a proveniência do seu produto. Abrangendo toda a cadeia de produção, uma meticulosa e profunda avaliação que tem por base 4 princípios: boa alimentação, bom alojamento, boa saúde e comportamento apropriado e que se estende por mais de 30 medidas minuciosamente consideradas. Assim, a avaliação tem por base a utilização de indicadores de Bem-Estar Animal baseados no próprio animal, sendo apenas utilizados indicadores fundamentados nas instalações ou no maneio quando a validade, repetibilidade e viabilidade dos indicadores baseados no animal não são asseguradas.

E porque certificar em Bem-Estar Animal?
1 – Implementação e melhoria contínua das boas práticas de bem-estar animal e sustentabilidade;
2 – Cumprimento de um conjunto de medidas normalizadas e consensuais a nível europeu, que garantem o BEA em toda a produção;
3 – Aumento da qualidade dos produtos cárnicos e derivados, como leite e ovos;
4 – Um maior nível de bem-estar traduz-se num aumento de eficiência na produção animal, diminuindo custos;
5 – Posicionamento do seu negócio no topo da lista de preferências de um grupo de consumidores que não para de crescer, através de um selo que garante um alto nível de conformidade com o bem-estar animal.

Todo o processo de certificação é controlado e efetuado por entidades externas independentes como a CERTIS, a 1ª entidade certificadora portuguesa reconhecida para a realização de auditorias Welfair™ e que inequivocamente manifesta a experiência, know-how e aptidão da equipa de auditores. Assim, asseguramos que toda a cadeia de produção tem os mais altos padrões de bem-estar animal, evidenciando as boas práticas de produção e promovendo um maior reconhecimento, competitividade e sentido de dever ético cumprido. Poderemos certificar toda a cadeia desde a produção animal, passando pelo abate (no caso de produtos cárnicos), garantindo também toda a rastreabilidade do produto até à colocação do Selo Welfair™ no seu produto.

De forma a certificarmos o seu produto temos uma equipa de auditores distribuídos a nível nacional e formados nas seguintes áreas:
– Suínos – Maternidades;
– Suínos – Engordas;
– Matadouro de Suínos;
– Bovinos de Engorda;
– Matadouro de Bovinos;
– Bovinos de Leite;
– Frango de Engorda;
– Matadouro de Frangos e Galinhas;
– Galinhas Poedeiras;
– Perus de Engorda
– Coelhos – Reprodutores
– Coelhos – Engorda
– Ovelhas;
– Borrego de Engorda;
– Matadouro de Ovinos e Caprinos.

Clique aqui e solicite-nos mais informações sobre esta certificação.

Links de interesse:
IRTA – Institute of Agrifood Research and Technology
NEIKER
ANIMAL WELFAIR