CCC+ (Cálculo de Carbono Certificado)

O planeta tem sido profundamente afetado pelas diversas ações humanas, nomeadamente a utilização de combustíveis fósseis, que geram uma avultada quantidade de emissões de gases de efeito estufa que têm impacto no aquecimento global e nas mudanças climáticas que estão a afetar o mundo, e são uma ameaça à sobrevivência humana. São necessárias mudanças significativas nas formas de atuação das organizações, indústrias e particulares e, como consequência desta necessidade, surge o Pacto Ecológico Europeu que pretende até 2030 uma redução de, pelo menos, 55 % das emissões líquidas de gases com efeito de estufa, bem como, acabar com as mesmas até 2050.

Portugal assumiu o compromisso de alcançar a neutralidade carbónica até 2050, tendo pela frente o grande desafio de conseguir garantir o sequestro entre 12 e 13 milhões de toneladas de carbono. Neste desafio, o setor primário tem um papel fundamental, através do uso dos solos e florestas. O seu papel como sumidouro de carbono é uma peça fundamental no balanço neutro entre emissões de gases com efeito de estufa e o sequestro de carbono.

Neste seguimento, a CERTIS desenvolveu uma ferramenta de cálculo do balanço de carbono na exploração agrícola, a CCC+ Cálculo de Carbono Certificado que possibilita a avaliação do stock de carbono de cada exploração, bem como, a sua prestação na fixação anual de carbono nas suas diversas formas.

Este cálculo da pegada de carbono é complementado com outros indicadores ambientais que possibilitam uma caracterização mais completa da prestação ambiental de cada exploração, nomeadamente, à eficiência de utilização dos recursos afetos à exploração, ao impacto geral da atividade no meio natural e ao grau de dependência de inputs renováveis e não renováveis. Esta certificação é ainda acompanhada por um conjunto de indicações, ao proprietário, sobre aspetos a abordar numa perspetiva de melhoria contínua da prestação da exploração como um todo.

 

Porquê obter a certificação: CCC+ Cálculo de Carbono Certificado?

  • Fomentar o sequestro de carbono, através de uma gestão agrícola e florestal ativa, promovendo a valorização do território.
  • Acrescentar valor ao produto e estimular, simultaneamente os diferentes atores económicos a participar ativamente na descarbonização, indo ao encontro dos objetivos do Acordo de Paris.
  • Aumentar a credibilidade dos produtos e produtores, contornando os mitos que envolvem este setor.
  • Estimular uma mudança de comportamento dos consumidores, para a procura de produtos produzidos de forma sustentável.

Destacamos ainda a importância desta certificação ao disponibilizar, no mercado, produtos diferenciados que promovem a neutralidade carbónica no consumo. O consumidor final tem, desta forma, a possibilidade de consumir produtos que foram produzidos de forma em que o balanço de carbono é positivo para o ambiente, contribuindo assim o consumidor para a sustentabilidade, através das suas próprias escolhas de consumo.

 

Porquê escolher a CERTIS?
A CERTIS é uma empresa com 25 Anos de mercado, que conta com uma equipa extremamente especializada e dedicada às necessidades de cada um dos seus clientes. A nossa abordagem garante a imparcialidade em todo o processo, combina vários métodos e critérios alinhados com as políticas públicas e os mais exigentes critérios de avaliação. Fazemos parte do grupo QIMA, que atua em diversos mercados internacionais como: América, Ásia, África e Europa e que tem uma vasta experiência na área.
A nossa ferramenta de cálculo segue as mais atualizadas orientações do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) e da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), e é complementada pelas mais recentes técnicas remotas de determinação da biomassa vegetal e os dados específicos de cada exploração.

 

Consulte as empresas certificadas e os créditos de carbono disponíveis: Clique aqui.

Contacte-nos para mais informações: Clique aqui.