Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do setor vitivinícola (RNCSSV)

A ViniPortugal é uma organização cujo objetivo é promover os vinhos portugueses tanto a nível nacional como internacional. A ViniPortugal criou o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do setor vitivinícola (RNCSSV), uma referência unificada para a sustentabilidade na produção de vinhos por todo o país, dando alguma autonomia para implementar práticas que sejam mais relevantes para as diferentes regiões de forma individual, tendo por base Resolução OIV- VITI 641-2020 “Guia para a Implementação dos Princípios da Vitivinicultura Sustentável”.

De forma a facilitar a aplicabilidade do referencial, foram definidas duas tipologias de atividades: Produção Primária (Uva) e Transformação (Destilados de Origem Vinícola, Mostos, Vinhos, Vinagres, Outros Produtos de Origem Vitivinícola). Tem como opções de certificação: Unilocal (operadores com um único local de produção/transformação), Multilocal (o operador pode ser proprietário de vários locais de transformação com o mesmo NIF), Multiatividade (Nos casos de operadores verticalmente integrados (Produção Primária e/ou Transformação) pode optar por uma certificação integrada a qual contempla por inerência um certificado e logotipo de certificação integrada) e através de Referenciais e Equivalentes (outros referenciais equivalentes).

Existem 3 documentos públicos basilares: a Especificação Técnica (que tem como objetivo fazer uma explicação de como deverá ser o procedimento para os organismos de certificação), o Glossário (contém as definições e siglas necessárias para uma mais clara interpretação do referencial) e o referencial que contém os critérios para a obtenção da certificação e 1 documento na zona reservada, a Autoavaliação.

Para a certificação deste referencial, é necessária uma inscrição no ViniPortugal e fazer o preenchimento da autoavaliação. É construído tendo em consideração 4 vetores de intervenção centrais (domínios): 1) Gestão e Melhoria Contínua, 2) Ambiental, 3) Social e 4) Económico; 17 Capítulos e 86 indicadores, dos quais 28 são indicadores “KO”, que são decisivos para a certificação.

As organizações após obterem uma percentagem mínima e a pontuação mínima nos indicadores “KO” poderá fazer a Auditoria de concessão através de uma empresa certificada (Acreditada pelo IPAC, Norma ISO 17021 e aprovada pelo ViniPortugal), que é o caso da CERTIS – Controlo e Certificação, Lda.. Esta certificação tem um ciclo de 3 anos, sendo a concessão considerada ano “zero”.

 

Quais os principais benefícios?

Reconhecimento e Valorização da Marca: A certificação de sustentabilidade é uma prova do seu compromisso com práticas responsáveis e amigas do ambiente. Isto irá reforçar a sua marca, bem como, atrair consumidores e parceiros de negócios que valorizam as práticas sustentáveis.

Acesso a Novos Mercados: Esta certificação irá ajudá-lo a alcançar novos mercados que exigem práticas de produção sustentáveis. É uma vantagem competitiva e uma porta de entrada para oportunidades globais.

Preservação dos Recursos Naturais: A Certificação da ViniPortugal visa, entre outros, a proteção do meio ambiente, a redução do uso de produtos químicos e a gestão eficiente dos recursos naturais. Ao aderir, está a contribuir para a preservação do meio ambiente e do nosso Futuro!

Benefícios Económicos: As boas práticas destes programas traduzem-se em eficiência operacional, economia de recursos e novas metodologias que irão melhorar a rentabilidade da sua empresa.

Superar as expectativas dos Consumidores: Os consumidores de hoje estão cada vez mais preocupados com a origem e os métodos de produção dos produtos que consomem. A adesão aos programas de sustentabilidade é uma das formas de responder e superar as expectativas dos clientes.

Clique aqui para dar o próximo passo e falar com a nossa equipa de especialistas.