Actualmente em Portugal existem 2 Sistemas de Certificação Florestal, o Sistema PEFC™– Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes e o Sistema FSC ®– Forest Stewardship Council, ambos certificam a Gestão .
Sistema de Certificação Florestal – PEFC™
O PEFC™, ou Programa para o Mútuo Reconhecimento de Sistemas de Certificação Florestal, é uma iniciativa que estabelece um quadro de referência para o reconhecimento mútuo dos processos nacionais de certificação florestal, de forma a promover uma gestão florestal economicamente viável, ecologicamente adequada e socialmente benéfica, assegurando ao consumidor de produtos florestais que está a adquirir produtos provenientes de florestas geridas de forma sustentável.
A base de referência para a certificação, são os Critérios Pan-Europeus de gestão florestal sustentável adoptados nas Conferências Ministeriais de Helsínquia e de Lisboa, a partir dos quais cada país aderente desenvolve o seu próprio sistema de certificação nacional.
O sistema de certificação PEFC™ é um processo através do qual uma terceira parte independente, assegura que a gestão florestal de uma exploração é praticada de acordo com os requisitos definidos na Norma Portuguesa 4406 “Sistemas de Gestão Florestal Sustentável – Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável”.
Para mais informações utilizar o email pedro.catarro@certis.pt ou luisvf@certis.pt.
Pode também obter mais informações no site do PEFC™ Portugal: https://www.pefc.pt/
Sistema de Certificação Florestal – FSC ®
O FSC é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada com o objectivo de apoiar a gestão, ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável, de florestas do mundo inteiro através da certificação independente da gestão florestal e da marcação de produtos florestais certificados.
Funciona como um acreditador de programas de certificação florestal, garantido níveis de desempenho consistentes.
A certificação florestal FSC ® é um processo através do qual a execução das operações florestais é avaliada com base em 10 princípios e 56 critérios do FSC ® para a Gestão Florestal, os quais servem como base para o desenvolvimento de standards de gestão florestal específicos para cada região. As entidades de certificação independentes, acreditadas pelo FSC ® para a aplicação destes standards, realizam avaliações detalhadas e imparciais das operações florestais, mediante a solicitação do proprietário.
Novidades FSC:
Última atualização da norma FSC-STD-40-004 V3-1 Certificação da Cadeia de Custódia
Versão em Inglês: Clique aqui
Versão em Espanhol: Clique aqui
Serviço de certificação FSC® é fornecido pela Control Union Certification B.V. Zwolle Netherlands para mais informações, utilizar o email portugal.florestal@controlunion.com ou o link: https://certifications.controlunion.com/en/certification-programs/certification-programs/fsc-forest-stewardship-council
Pode também obter mais informações no site do FSC® Portugal: https://pt.fsc.org/pt-pt/certificao/span-stylemargin-0px-color-rgb50-80-60-line-height-107-font-family-arialsans-serif-font-size-9-5ptentidades-certificadoras-p
Apoios para a certificação
Para informações atualizadas acerca dos apoios para a certificação florestal, em vigor, consulte o site do PDR2020.
Processo de Certificação Clique aqui.
Vantagens da Certificação PEFC ™/ FSC ®
- Os produtores asseguram, no seu país e no estrangeiro, o reconhecimento de que os produtos são provenientes de explorações sustentáveis.
- Valor acrescentado à exploração florestal e seus produtos provenientes;
- Melhoria da imagem da exploração;
- Valoriza os produtos florestais enquanto matéria-prima renovável;
- Aumento da rentabilidade da exploração florestal
- Vantagem estratégica para o aproveitamento dos mercados emergentes de produtos florestais certificados.
- Credibilidade da Organização do sector;
- O cumprimento das Normas de GF reduz o risco de rejeição do produto ou a acções judiciais;
- Melhoria da Imagem da Empresa.
No caso da Certificação Florestal para a madeira de eucalipto, a Navigator está a pagar à entrada na fábrica mais 4€/m3 na madeira certificada em relação à não certificada.
Segundo Victor Coelho do Grupo Portucel Soporcel
existe um défice de madeira certificada em Portugal.
Em relação à cortiça há um aumento de procura de cortiça certifica em detrimento da cortiça não certificada.
Empresas que possuem Certificação Florestal pelos Sistemas PEFC ™ e/ou FSC ®
Certificações Concedidas
Gestão Florestal: Empresas que possuem Certificação
Cadeia de Responsabilidades: Empresas que possuem Certificação
Certificações Suspensas ou Anuladas
Empresas com Certificação Suspensa ou Anulada