PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

O que é a Certificação da Gestão Florestal (GF)?

Segundo definição do FSC e. www.fscportugal.org, “A certificação é uma garantia escrita, dada por uma entidade independente que comprova que um produto está conforme as exigências definidas segundo normas ou especificações técnicas.”

Para o PEFC a Certificação florestal “é a melhor garantia de sustentabilidade, assente na aplicação de princípios sociais, económicos e ambientais que qualquer produtor pode dar ao mercado. É um verdadeiro atestado de que a matéria-prima de origem florestal é proveniente de uma exploração que cumpre as boas práticas da gestão florestal sustentável, conforme os requisitos reconhecidos pelos padrões nacionais e internacionais em vigor para este sector, designadamente os do Referencial PEFC Portugal que tem por base fundamental a aplicação da NP 4406.

 

 

Para que serve?

A certificação de um sistema de gestão florestal permite garantir ao consumidor que a exploração dos recursos florestais foi realizada de modo sustentado, ou seja, manter a sua produtividade, diversidade biológica, capacidade regenerativa e vitalidade do povoamento, de modo a não causar prejuízos a outros ecossistemas, tanto no presente como no futuro.”

 

 

A quem se destina?

O processo de certificação é totalmente voluntário. Podem candidatar-se à certificação florestal as pessoas individuais ou colectivas, públicas ou privadas, legalmente constituídas e titulares da gestão de áreas florestais.

Estas entidades devem ser previamente reconhecidas pelo CFFP e/ou pelo FSC para um dos três níveis de aplicação: individual, regional (só para o sistema PEFC) ou de grupo. O reconhecimento visa verificar o cumprimento do Documento Técnico CFFP Nº 2003.01, que está disponível no site do CFFC, no caso do PEFC e o do normativo específico para o FSC.

A certificação florestal aplica-se frequentemente a uma só Unidade de Gestão Florestal, que é avaliada e certificada como uma entidade individual.

No entanto, há outras opções para os pequenos proprietários florestais. A certificação regional ou de grupo permite aos proprietários aderirem a uma entidade regional ou um grupo, respetivamente, e desenvolver um sistema que assegure que todos os aderentes cumprem os requisitos da NP 4406. Durante a auditoria a uma entidade deste tipo, a CERTIS avalia o sistema da entidade regional/ de grupo e uma amostra dos seus aderentes. Dado que os custos podem ser divididos entre os aderentes, são geralmente bastante inferiores do que se optassem por uma certificação individual.

 

 

 

Sistemas de Certificação Florestal – PEFC e FSC (clique aqui)

Apoios para a certificação (clique aqui)

Processo de Certificação (clique aqui)